sexta-feira, 7 de maio de 2010

CONCLUSÃO


A semente foi plantada pelo TIO ANTHENOR.
O despertar se deu por ocasião da festa de 90 ANOS DO PAPAI, quando em um mural, reuni segmentos de várias gerações de nossa família.
O primeiro passo foi dado em 27 de agosto de 2000, quando da publicação da biografia do papai na matéria: "90 ANOS DEDICADOS À FAMÍLIA, O BNB NO MEIO", publicada no JORNAL "O POVO", reportagem essa, que enquadrei e distribuí a todos os meus irmãos, por ocasião de seus aniversários, ao longo do ano 2000.
Neste 2001, o presente idealizado seria um mural com a foto da FAMÍLIA ALEXANDRE ROLIM.
Comecei a juntar os retratos de cada um, e daí surgiu o desejo de transformá-lo, num livro foto-literário, inspirada pelo exemplo do recente trabalho da Fioca, e de um sonho antigo acalentado.
Foram dias, tardes, noites e madrugadas a fio, dedicados à realização deste trabalho.
É uma obra pequena, resumida, talvez a primeira de uma série (pois aí fica a idéia), mas muito prazerosa e muito gratificante.
Tudo em minha vida passou a segundo plano. A confecção do livro era primordial. Quase que como uma compulsão, eu me via largando passeios, pulando refeição e até relaxando na aparência e nos afazeres domésticos, para dar continuidade a algo que eu não podia interromper:-AS MINHAS LEMBRANÇAS.
Chorei, emocionei, andei, xeroquei, abusei, mas finalmente o fruto surgiu.
Quisera ter tido condições favoráveis para que todos os exemplares fossem de primeira linha, com um fino acabamento...mas não deu. Não tem problema!...O importante não é o colorido, nem o papel especial da impressão. O que vale mesmo é o registro da contribuição de cada uma daquelas "criaturinhas" que nos antecederam e que nos proporcionaram a vida (sem aborto e sem rejeição), nos legando, ao longo dos anos, suas essências, para chegarmos ao que somos, hoje: NÓS MESMOS.
E, espelhada nos bons exemplos do passado, ENALTEÇO O POSITIVO, passando-os às nossas gerações futuras, a fim de que, seres cada vez melhores, sejam gerados, engrandecendo os descendentes da FAMÍLIA ALEXANDRE ROLIM, e que motivos não faltem a eles, para que dela se orgulhem sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário